CONVIVÊNCIA DEMOCRATICA NA ESCOLA

PÁGINA DA DISCIPLINA "CONVIVÊNCIA DEMOCRATICA NA ESCOLA"  
(3º MÓDULO) DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ÉTICA, VALORES E CIDADANIA NA EDUCAÇÃO.

VÍDEO AULA 3: "A GLOBALIZAÇÃO E O IMPACTO SOBRE AS CULTURAS"
A globalização são os efeitos economicos, políticos e culturais da relação global versus local, é o processo de associação de diferentes culturas de diferentes partes do mundo.
Essa associação surge efeito; são mudanças que ocorrem nos níveis economicos, polítiocos e culturais da sociedade, as quais tendem a promover e reforçar uma perspectiva mais global sob as políticas sociais.
Em termos culturais, há uma preocupação da população em conciliar a crescente globalização com os valores e costumes locais e nacionais ou adaptar-se ao que é global e dinâmico.
Considerando a escola como espaço de formação do jovem, a educação não pode ignorar a globalização e a modernidade em suas práticas. Uma vez optando pela modernização, a escola terá portanto que abrir mão de muitas das práticas tradicionais, de metodologias ultrapassadas, de práticas "baldistas" e inserir praticas renovadoras, para acompanhar a globaização.

Ouça a música "Ninguem=Ninguem", Engenheiros do Havai e reflita


VÍDEO 4 "OS ESTUDOS CULTURAIS E A CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA"

Os estudos culturais faz parte do conteúdo programatico das disciplinas tradicionais nas escolas, abordando as questões históricas e atuais que envolvem a história do mundo.
No entanto, os aspectos que envolvem esse estudo não se fecham ou se concretizam, estão sempre juntos sendo tratados como assuntos políticos.
A questão é: Como se praticar as políticas culturais, seja na vida publica ou na vida privada?
Para que isso ocorra é necessario que haja uma regulação: normativa, sistemas classificatórios, novas subjetividades.
Ao lidar com assuntos sociais, a existência humana não pode ser visto de maneira superficial pelos professores e gestores.
Pensando no dia a dia da escola, os temas culturais podem ser trabalhados em um ambiente de debate entre os alunos, mediado pelo professor, assim será também uma decisão política, que na prática pode estar sendo determinada pela direção ou pela comunidade.

VÍDEO 7 - "IDENTIDADE E DIFERENÇA NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS"
A cultura regula nossas ações e vem sofrendo influência da globalização, isso torna ainda mais problematica a questão da identidade e da diferença.
Existem 2 concepções de identidade: uma marcada pelo deteminismo e a outra influenciada pelo meio externo.
A diferença, na nossa sociedade, é marcada pela classe social, raça, gênero,etnia,sexualidade, que constroem o modo simbolico de viver e os torna excluídos.
Se aceitarmos a premissa de que a identidade e a diferença são construções culturais e não uma essencia que nascem com o sujeito ou que eles internalizam no meio externo,podemos nos interrogar, quais as estratégias que adotamos no interior de nossas práticas escolares e sociais que marcam o sujeito por toda sua vida.
Precisamos ter claro que ao atuarmos diante da diversidade cultural que constitui a escola e a sociedade fica muito complicado adotarmos qualquer postura que valorize uns e desvalorize outros. Trata se de reconhecer a todos na sua diferença e capacidade de participação e tomada de decisão de um bem coletivo, na sua participação coletiva e democratica. http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved=0CDkQFjAC&url=http%3A%2F%2Fsites.google.com%2Fsite%2Festesinversos%2Fidentidade-e-diferenca&ei=Q6mET6v4IJCc8QTg9OGiCA&usg=AFQjCNHDmfl6cI9eWeCQLNoMInsVDxxFCw


VÍDEO 8 - "A CARACTERÍSTICA MULTICULTURAL DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E SUAS CONSEQUENCIAS PARA A CONVIVENCIA DEMOCRATICA"
 A configuração dos cenários geográfico, econômico e político do terceiro milênio contribui para a disseminação de textos culturais que procuram homogeneizar as identidades. 
Dentre as consequências, desponta o crescimento do multiculturalismo, a política de inclusão que visam enxergar as diferenças. 
Isso desencadeou reações; movimentos políticos  que questionaram o modelo hegemônico .
No ambiente escolar o primeiro passo para defender as ações que inspiram o multipluralismo é visando a convivencia demcratica, a troca de experiências e representações.
 http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=6&ved=0CFsQFjAF&url=http%3A%2F%2Fwww.fit.br%2Fhome%2Flink%2Ftexto%2FMulticulturalismo.pdf&ei=BKiET_-uMI2i8gTfr7THCA&usg=AFQjCNHHbLyeuOqTRrqRCI6K6kU0w7B52Q


VÍDEO 11-" POLÍTICAS CULTURAIS, MULTICULTURALISMO E CURRÍCULO"
As políticas culturais e o multiculturalismo são práticas presentes na escola que devem favorecer o currículo, pois “Currículo é tudo o que acontece na vida de uma criança, na vida de seus pais e professor. Tudo o que cerca o aluno, em todas as horas do dia,”. (ESPERB, D. 1982, p.64) e ainda, “Currículo significa muito mais do que o conteúdo a ser aprendido – significa toda a vida da criança. Um programa de ensino só transforma - se em currículo após as experiências que a criança vive em torno do mesmo”. (REGO, M. S. 1982.p,64)
No entanto, segundo pesquisas de Ana Pereira as práticas políticas na escola ainda desvantageiam e selecionam alguns ao invés de integrar todos.
 E de acordo com Peter Maclaren o Multiculturalismo mesmo reconhecendo as diferenças ainda tem uma visão conservadora que homogeiniza, ou não abre espaços para discussões de identidades.
O currículo é o caminho para alcançar um contexto social mais justo, por isso precisa reconhecer e trabalhar a diversidade cultural, valorizar os conhecimentos das culturas que frequentam as escolas para que essas culturas possam ser vistas como legítimas, possam circular no espaço público.

VÍDEO 12 -"MULTICULTURALISMO: ENCAMINHAMENTOS PEDAGÓGICOS"
O multipluralismo resume todas as ações implementadas, que visam diminuir as diversidades culturais. O curriculo multicultural orientado tem como características: prestígios de procedimentos democraticos; reflexão crítica as praticas sociais; promoção do entrecruzamento de culturas; resistencia à reprodução da ideologia dominante; questiona as relações de poder e enfatiza as diferenças.
Esses elementos acabam influenciando as praticas pedagógicas que se caracterizam por:  tematização; reconhecimento de patrimonio da comunidade; hibridização da cultura; mecanismos de diferenciação pedagogica; concepção metodológica dialética e abordagem etnográfica.
 
Na sala de aula, todos os assuntos podem ser trabalhados com significações diferentes, de acordo com os mecanismos pedagógicos que o professor emprega para que análises e sínteses sejam alcançadas. Deve se interpretar para além do que está escrito no livro didático, além disso é sempre importante lembrarmos que todo conhecimento é transitório, está sendo o tempo todo recontruído, por isso o resgistro e a avalização é indispensável.
  
 VÍDEO 15 "PRODUÇÃO DA IDENTIDADE /DIFERENÇA; CULTURAS JUVENIS E TECNOCULTURA 
O fenomeno da cultura juvenil, nos dias atuais, é mais do que uma etapa biológica, é uma mudança de comportamento, é um fenomeno cultural, porque é resultado das condições culturais.

Não existe um padrão de identidade e por isso existe tanta dificuldade por partes das escolas em lidar com seus jovens; é comum a generalização de grupos,  a caracterização equivocada de seus valores e comparações  que envolve os jovens atuais com os de décadas passadas.
A mídia conhece grupos que já existem e encontram tendencias, por isso propoem se que as escolas trabalhem como a midia, façam levantamentos, mapeiem quais são as características dos jovens que estão naquela comunidade para produzir suas práticas pedagógicas e gerar identificação.
Os grupos de jovens urbanos tem por cultura a tecnocultura, que é uma grande aliada, pois podemos adentrar no mundo deles e tornar mais atraente e sedutora as aulas. Esta é uma proposta para a Educação de jovens, pois assim podemos construir um espaço de ensino apendizagem e podemos ter certa influencia sobre a formação de suas identidades.

Poema Identidade

Identidade
Preciso ser um outro
para ser eu mesmo
Sou grão de rocha
Sou o vento que a desgasta
Sou pólen sem insecto
Sou areia sustentando
o sexo das árvores
Existo onde me desconheço
aguardando pelo meu passado
ansiando a esperança do futuro
No mundo que combato morro
no mundo por que luto nasço
Mia Couto, in “Raiz de Orvalho e Outros Poemas”

VÍDEO 16 "ENCAMINHAMENTOS PEDAGÓGICOS: BLOG NO ENSINO DE CIÊNCIAS"

 As escolas precisam estabelecer dialogos com os jovens, através da sobdagem de suas pas práticas e  a internet é o ambiente prioritário dos jovens, por isso o BLOG foi escolhido entre as mídias sociais para a realização de um trabalho aplicado no 9º ano.
O blog é uma ferramenta de interação rápida, por isso houve motivação por parte dos alunos, que produziam seus textos e postavam no blog, descrevendo as aulas. 
O projeto teve várias etapas e metodologias; houve reflexão e reajuste em algumas partes, mas o resultado foi muito gratificante; foram realizadas vários tipos deatividades: que estimulou os jovens a articipação, trocas de opinião, debate, leitura, escrita e além disso houve também mudança de conceitos.

VÍDEO 19 - "RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NA ESCOLA"

Independentemente dos conceitos de RAÇA, RACISMO (clássico e novo) e ETNIA, o discurso de Igualdade racial na escola precisa deixar de ser apenas "projetos engavetados" e passar a ser ação , pois refletem nas escolas, por que apesar de sermos um pais mestiço, esconde as grandes diferenças entre as populações, podemos não ter diferenças biologicas que nos separam, mas temos a diferença de hierarquia.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) (Brasil, 1998), a auto-estima que a criança pequena desenvolve é em grande parte interiorização da estima que se tem por ela e da confiança da qual ela é alvo, isso significa compreender a singularidade de cada uma delas em seus aspectos corporais, culturais e étnico-raciais.
Compreendendo o significado do desenvolvimento da infância e do direito à educação das pessoas ao longo de suas vidas, há que rever as nossas práticas educativas de modo que se possam destacar as questões étnico-raciais. 
Cabe a nós professores observamos o decorrer das relações etinico raciais com atitudes de preconceitos geradoras de sofrimentos dos desfavorecidos. Fazer atingir a justiça social, oferecer uma forma de igualdade numa sociedade que se diz cidadã.

VÍDEO 20 - "DIFERENTES POSSIBILIDADES CULTURAIS NO CURRÍCULO ESCOLAR"
A escola é o espaço de maior concetração de identidades e diferenças, pois é nesse espaço que os grupos demarcam seus teritórios.
O grande problema é a inserção desses grupos na sociedade, pois no caso do Brasil destaca se como identidade-referência o ser humano branco, europeu estadunidense e masculino, segundo Lins Rodrigues.
Por conta disso, várias implicações perpassam os cotidianos escolares, influenciando na construção da subjetividades de jovens e crianças.
Neste contexto sugere se como sugestão de encaminhamento do trabalho docente: primeiramente traçar um perfil da comunidade, através de mapeamento para trabalhar projetos interdisciplinares com as manifstações culturais encontradas. Como exemplo podemos citar a literatura de cordel e o samba, que trazem a questão histórica e social.
É importante fugir das inserções curriculares "turisticas", os temas devem ser inseridos no cotidiano escolar e também seguir os passos de elaboração e execução do projeto, inclusive a reflexão. 
O resultado é bastante gratificante, pois o aluno vendo sua cultura sendo representado dentro da escola, aprende a se reconhecer como cidadão e a dar valor a sua própria cultura.

VÍDEO 23 - "RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO: UM DIREITO E UMA CATEGORIA DE ANÁLISE"
  A discussão sobre Gênero nasce no contexto da luta que buscava a ampliação do direito da mulher e sair da naturalização das diferenças entre os sexos; num caracter social com distintos contextos históricos. Estudos monstram as Dimensões da desigualdade no Brasil, que tiveram muitos direitos adquiridos na luta coletiva, através de movimentos que abraçam a causa e reivindicam direitos. Mas apesar dos avanços, ainda há as permanencias, que são a problematização da imutabilização das diferenças entre homens e mulheres; processo histórico que deve ser destruido.
O Gênero é a organização social; é um elemento constituído socialmente, de relações sociais fundadas sobre as diferenças percebidas entre os sexos, as quais são pautadas pelas normas, pela cultura e principalmente pela escola.
Por isso, temos que nos atentar para os processos responsáveis pela transformação da história em natureza, podemos auxiliar no combate ao determinismo e a desigualdade de generos.

VÍDEO 24 - "GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: DESAFIOS PARA A PRATICA DOCENTE"
O Estado e suas políticas nacionais e locais interpretam e regulam várias das concepções de família, reprodução, educação, estilo de vida, muitas delas entreladas com a construção das relações de Gênero.
Em decorrencia disso é grande o numero de políticas sociais voltada para o tema; e nesse contexto que se instala o processo de Parametros Curriculares Nacionais, e traz a ótica de gênero como tema Transversal (Orientação Sexual e Saúde).
Porém, o  PCN e outros Programas atrelados ao tema é um desafio para a política da Educação, um desafio enorme para a pratica docente, pois há resistencias internas à incorporação da temática tanto dos profissionais da educação, como de alunos e famíliares.
Por isso, e diante desse quadro que afeta nossas escolas e nossas praticas docentes é necessário desvendar nossos olhos domesticados, ainda hoje, para práticas que alimentam o preconceito. 
A transformação parte da formação docente; incentivo e apoio voltada para o tema, analisar criticamente livros didáticos. E ainda, construir projetos coletivos tirar as hierarquias que diferenciam e geram desigualdade, para termos uma sociedade mais justas para homens e mulheres.


VÍDEO 27 -"A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E A PRODUÇÃO DA DIFERENÇA: A QUESTÃO RELIGIOSA"
 A Identidade como construção plural, compõe a singularidade de cada ser humano, multiplos e diversos fatores entrelaçados como a memória e projeto compõe a Identidade.
O lugar da religião na cosntrução da Identidade, se dá por herança ou eleição, por isso a diversidade  religiosa esta no mundo, porque existe muitas origens e está muito ligada ao outro, no que o outro crê. 
No entanto é muito importante salientar que a diferença na religião não é desigualdade. E que a Constituição de 1988 art. 5º assegura o Direito de total liberdade de crença; e o art. 19 proibe a criação de distinção entre as pessoas de crenças diferentes.
Trata se de um artigo importante e todas as pessoas e não somente os envolvidos no ambiente escolar conheçam e aceitem, pois a liberdade da religião é fundamental para toda a sociedade. 

VÍDEO 28 - "ENCAMINHAMENTOS PEDAGÓGICOS NA ESCOLA PÚBLICA SOBRE A QUESTÃO RELIGIOSA"
O tema do ensino religioso na Escola Publica aparece no art. 210, que fixa o ensino religioso como disciplina no ensino Fundamental, porem esse tema causou muita discussão não somente em relação a obrigatoriedade ou não da adesão as aulas, como também ao conteúdo a ser abordado e como abordar. Esse tema é complexo principalmente pela diversidade de religião existente na escola.
Diretores e professores da escola pública, precisam se preparar para esse tema, é um assunto delicado, existe muito preconceito, principalmente nas religiões oriundas da Africa. Essa preparação estende se aos alunos e familiares, que muitas vezes são vítimas ou agentes de preconceitos gerados pelo desconhecimento e da origem e dos DH.