EDUCAÇÃO E VALORES

Página da disciplina EDUCAÇÃO E VALORES, do curso de especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola - EVC/USP.

AULA 03 - O JUÍZO MORAL NA CRIANÇA

             O tema dessa aula foi baseado no estudo do epistemólogo Jean Piaget.   Segundo ele "Toda moral consiste num sistema de regras, e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por essas regras.”
            Nesta citação existem duas palavras chaves, a mora e o respeito. Quanto a mora deduzimos que uma pessoa 'moral' é aquela que respeita e cumpre as normas instituídas pela sociedade e, que a 'imoral' é justamente aquela que não respeita nem cumpre essas regras.
           E quanto ao respeito é a internalização dessas regras, é entender as regras e cumpri-las.    Para entender melhor Piajet estabeleceu um processo de desenvolvimento,que gerou e gera muitas discussões e polemicas. Nesse processo cada individuo passa para desenvolver a moral: a Anomalia, a Heteronomia e a Autonomia.




            COMO SE DÁ ESSE PROCESSO? COMO A CRIANÇA PASSA DE UM PROCESSO PARA O OUTRO?                                                                              
            RESPOSTA : COM VÁRIOS TIPOS DE RELAÇÃO.
              
               De acordo com Piaget a criança nasce no estado de ANOMIA, nesse período ela é egocêntrica, depois a medida que elas vão crescendo as regras vão sendo ditadas em suas vidas pela família, pela sociedade e pelo professor (unilateral). Na HETERONOMIA as regras estão ligadas ao respeito e a afetividade, mas são cumpridas por mero cumprimento, sendo que haverá sempre uma conseqüência caso não seja cumprida.
               No entanto a meta da educação é atingir a AUTOTONOMIA, porque é neste estado que o individuo internaliza, compreende e cumpre as regras sem ser impostos por outros.
              O PROCESSO PARECE SIMPLES, ENTÃO QUAL É O PROBLEMA?
                          De acordo com Piaget na sociedade autoritária geralmente as pessoas param seu desenvolvimento na fase da HETERONOMIA, ou seja não alcançam a AUTONOMIA, porque a escola ou a família na RELAÇÃO UNILATERAL, coagem os indivíduos a cumprirem as regras. Portanto o individuo ficará sempre na HETERONOMIA, porque cumprem as regras por imposição e não porque sabem o que é certo. Diante disso a duvida é:
                           ENTÃO, COMO PODEMOS TRABALHAR A CONSTRUÇÃO DA  AUTONOMIA     COM AS CRIANÇAS E JOVENS?
              
              De acordo com Piaget,  o professor deve ter com o aluno:
    
       AO INVÉS DA RELAÇÃO DE COAÇÃO                A RELAÇÃO DE COOPERAÇÃO
       AO INVÉS DO RESPEITO UNILATERAL             O RESPEITO MÚTUO
  
             No entanto, para a criança sair da heteromia e ir para a autonomia é fundamental que ela reduza seu egocentrismo          
     MENOS - EGOCENTRISMO
 ENTÃO,                                      
  
VIDEO AULA - 4    - "A Escola e a construção de valores morais"
 
A ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DE VALORES MORAIS
              A teoria de Piaget sobre a construção de valores na criança é muito criticada, porque em sala de aula é um processo muito complexo. Por esse motivo, nesta aula o prof. Ulisses aborda o assunto de que a escola pode ajudar a construir valores em cada criança e atingir seu desafio.                                                                                                                                       O objetivo da aula é focar 7 aspectos que a escola tem que estar atenta para promover uma educação para cidadania, para construir valores nos alunos, porque não basta dar lição de moral, ou chamar a atenção esporadicamente, esses aspectos tem que ser inseridos no dia a dia do aluno.                                 
 OBSERVE O ESQUEMA ABAIXO:
 
Vídeo aula 7 - "Educação e ética”
Profª Carlota Boto 
Esse assunto aborda a relação, a interação entre a 
comunidade escolar, todos os envolvidos no processo 
educacional, sejam no meio administrativo ou executivo.  
Família e escola  O primeiro ambiente de socialização que a criança experimenta é  com a família, enquanto que, na escola, ela faz a transição para 
a vida em sociedade no sentido mais amplo.
    O primeiro grande conflito de socialização que se esta na escola é a dualidade ‘liberdade’ x ‘autoridade’,  que é um grande desafio para qualquer um que precisar trabalhar a ética em sala de aula, pois a ética só faz sentido se trabalhada através de exemplos
  
Ética ontem e hoje 
No    mundo antigo a ética confundia-se com virtude, entendia
se ética e política como fontes de virtudes publicas, Ética e 
Moral etimologicamente são sinonimos.
Atualmente entende-se a ética como sendo a adesão 
voluntária a determinadas regras sociais, enquanto que a 
moral é determinada pelo coletivo a qual se deve obediência.
Empatia
 
          Na vivência escolar, na moral e ética precisamos nos colocar no lugar do outro. A ética é uma pratica habitual e constante.
Aristóteles, na obra Ética a Nicômaco, afirma que “A excelência  moral, portanto, é algo como a eqüidistância, pois, como já vimos,  seu alvo é o meio termo”
Desafios
            Só é possível pensarmos em uma educação para a democracia, se  tivermos em mente a:
        •Igualdade;
        •Fraternidade;
        •Diversidade;
        •Diferença;
        •Humanidade.
   
      Perguntas da ética
              Como e por que a ação é moralmente correta? Que critérios  deve orientar o julgamento? O que devo fazer?
      •Ação correta
      •Visar a felicidade de todos
      •Tornar agente virtuoso
      •Fazer acordo com regras determinadas e claras
          Justificada aos outros de forma razoável   
Atitude
              Para formar cidadãos deve se abandonar a
             INTOLERANCIA (o determinismo e estereótipos) e agir com     Tolerância (com respeito e  solidariedade).
“Estabelecer uma relação escolar que venha a ser progressista,fraterna, com justiça e cuidado.”
 
VÍDEO  8 - "A CONSTRUÇÃO PSICOLÓGICA DOS VALORES"
       
       Retomando as idéias de Piaget, podemos afirmar que "os valores  referem-se a trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior", e  essas trocas se dão através da projeção de sentimentos positivos  sobre objetos, pessoas, relações ou sobre si mesmo. Essa idéia é  nova e está vinculada a um a visão psicológica do estudo dos  valores. O sujeito vai modular sua atitude de acordo com os valores que  constituem a identidade de cada um. A dinâmica dos valores de  cada sujeito pode variar, não apenas em relação ao tempo, mas,  em muitos casos, em relação a situações ou pessoas. O sujeito constroe os valores que para ele podem ser; centrais (de  mais importancia e periférico (menos importante) Observe o gráfico:
 
       Os valores da zona azul são periféricos e os outros de dentro são  centrais. Sendo assim, a escola, a família precisa definir, determinar os  valores que precisam trabalhar, os projetos (interdisciplinares  com temas transversais), focar a questão da justiça, cidadania, é tica para que possam intervir diretamente na formação da criança.
VÍDEO  11  - “A CONSTRUÇÃO PSICOLÓGICA DOS VALORES”
    Teorias importantes sobre a moralidade psico moral foram descobertas e há implicações dessas descobertas para a educação. Segundo Araujo (2007) o sujeito psicológico não é estático e constroi seus  conceitos e valores de acordo com trocas afetivas que ele realiza com o mundo exterior, a relação afetiva está sempre relacionadas  aos aspectos que formam o psico humano, e todos os aspectos estão intercalados. Por outrolado, o sujeito tem papel ativo na contrução de seus  valores, ele constroe seus valores, que podem ser centrais  (aqueles com mais importancia para o sujeito), e periféricos (com  menos importancia).          No entanto o contexto, a situação em que o  sujeito vive é importante para a contrução dos valores, dentro do  sujeito psicológico temos um sistema moral.           Outra descoberta é que existe uma regulação dos valores pelos  sentimentos,  os valores integram-se e vão se organizando no  sistema moral do sujeito de forma hierarquica,e indicam quais  vão ser central ou periférico. Esses estudos implicam para a Educação em valores, se o sujeito  tem papel ativo na construção de valores, temos que ter um  educação moral reflexiva e metodologia ativa de aprendizagem. As escolas necessitam trazer uma gama de valores para escola. os  valores podem ou não ser morais, a moralidade não se guia  apenas pelo princípio de justiça. O trabalhos com valores tendem  a ser diversivicado, não apenas ditar regras e deveres a serem  cumpridos pelos alunos, eles têm que construir os seus valores. Outro aspecto é a elaboração de sequencias didáticas e projetos  voltados para a construção de valores pelos alunosem diversas  situações. Dentro das diversas modalidades didática, incluir a  explicitação dos sentimentos e dos valores para compreensão da  regulação exercida por eles.  Ouça o poema "Só de Sacanagem, de Elisa Lucinda, e reflita...        "Sabemos que não dá para mudar o começo,mas se a gente quiser vai dar para mudar o final" 

   VÍDEO 12 - "PERSPECTIVAS ATUAIS DA EDUCAÇÃO EM VALORES"                   A Educação em valores não pode ser um processo pontual, como os conteúdos programáticos, tem que ser impregnado no cotidiano escolar do aluno.                   A princípio é importante uma articulação entre a Escola e a Comunidade, promovendo um Fórum que tem o papel essencial  de; reunir membros da comunidade, discutir temática de ética e  cidadania; promover palestras, mesa redonda, discutir sobre quais  temas são mais relevantes para serem abordados na escola;  é a  família participando ativamente.                Outro movimento para promover a Educação em valores é a  educação comunitária, que precisa ser inserida no currículo da  escola, não se limita a sala de aula, os projetos interdisciplinares  focam temas relevantes da realidade da comunidade, os alunos  registram, perguntam, levantam hipóteses, analisam, ou seja é o  protagonista. Tanto em seu projeto político-pedagógico como seu planejamento  institucional, a escola precisa considerar a realização de projetos e  ação que, ao mesmo tempo, promovam o acesso aos bens  culturais exigidos pela sociedade contemporanêa e garantam uma  formação política aos jovens demodo a lhes permitir participar da  vida social de forma mais crítica, dinâmica e autônoma.           As sugestões para elaboração desses projetos são: teatro, jornal  mural, rádio comunitária, gincana da limpeza,  etc.
sala de aula vazia
Aulas de ciências noambiente natural
      VÍDEO 15 - "DIMENSÕES CONSTITUTIVAS DO SUJEITO PSICOLÓGICO "
     No cotidiano escolar existe uma forte questão que vem   afetando os envolvidos, é a indagação de quem somos, quem    são os alunos e com que tipo de ser humano estamos    interagindo.
   Existem inumeras teorias sobre a modernidade da psicologia    da educação, cartesianistas e iluministas que  reduzem quem  é o ser humano, a um dos seus aspectos  constitutivos. 
      A partir de outros estudos de complexidade vem surgindo a    tendencia de procurarmos uma explicação mais complexa  ou   completa, não totalizada de quem é o ser humano.
      E isso é importante para entender  questão , o papel dos    valores, onde eles se embasam na nossa personalidade para    constituir com um elemento central da personalidade do ser    humano.
O sujeito psicológico se envolve como meio, contituindo o mundo 
de modo consciente e não consciente.
  •         DIMENSÕES CONSTITUTIVAS DO SUJEITO PSICOLÓGICO:
  •       BIOLÓGICO
  •      AFETIVA  – papel  afetos, sentimentos,emoçõe
  •      SOCIO CULTURAL – Existem em nossas crenças influencia de culturas que ajudam a construir nossa identidade
  •      COGNITIVO – inteligência, forma de se comportar e lidar com fatos e pessoas.
Não podemos explicar o ser humano considerando apenas 
UM aspectos, pois eles acontecem SIMULTANEAMENTE.   Na   escola, não podemos enxergar o aluno apenas como um    cérebro, a limitação cognitiva afeta na relação afetiva e     
vice-versa. Muitas vezes o olhar domesticado intervem no     
cotidiano escolar, atraplando a relação professor e aluno.    
VÍDEO 16- "A CONSTRUÇÃO DEVALORES E A DIMENSÃO  AFETIVA"     
Nas relações entre a inteligência e as relações no     
desenvolvimento da criança, segundo Piaget, a afetividade     
funciona como uma "fonte de energia" para a cognição 
afetividade  como um dos aspectos organizatórios do psquismo   
humano. Para ele a afetividade era como a "gasolina" para a   
cognição, que seria o "motor" do carro. Em estudos de outros 
autore, descrevem que tanto a afetividade  quanto a cognição tem 
"gasolina e motor". Então, a afetividade ea  cognição seriam um 
dos aspectos organizatórios do psiquismo  humano, assim 
 também como outros fatores socio cultural, físico,  etc.   Numa pesquisa impira realizada com professores, foi apresentado   uma situação de conflito moral envolvendo alunos, a qual  teria  teria que encontrar soluções. Os professores foram divididos  em 3  grupos, e concluiram que os professores que agiram com a  
fetividade conseguiram encontrar propostas para ajudar o aluno 
  não simplesmente castigá-lo.   Num outro estudo dos sentimento vergonha e culpa, constata-se    aspectos semelhantes e diferentes: 
Ambos são sentimentos  morais, estão ligados à moralidade do 
sujeito, são sentimentos  negativos, porque as pessoas não gostam 
de sentir. Como  diferenciais, podemos colocar a vergonha como 
um sentimento  que está intimamente relacionado a forma como 
o outro vê;  enquanto a culpa está mais relacionada a 
autoavaliação.   Uma pesquisa realizada com alunos envolvendo amizade e    responsabilidade, os sentimentos de vergonha e culpa aparecem  ora como valo central, e ora como valor periférico, 
dependendo  do contexto. Se queremos uma educação com      moral, temos que levar reflexão  dos sentimentos para os aluno, a  amizade está relacionada a  generosidade e muitas vezes a  escola    corta esse elo. Valorizar a  tolerância, a adversidade para     promover um ambiente saudável e  feliz.
Alunos de escola infantil de Lorena
VÍDEO  - 19 - "PODEM A ÉTICA E A CIDADANIA SER ENSINADA?  
        Ao contrário do que as pessoas pensam esse tema não é novo,   na   Grécia antiga vários filósofos discutiam sobre a possibilidade  da  formação ética dos jovens. Para Aristóteles, há 2.500 anos, "os    homens tornam se bons e  vituosos de acordo com três fatores: a    natureza, no sentido de  jeito de ser; o hábito, mode de vida; e    razão que é a capacidade  que o homem tem de pensar,    argumentar, decidir racionalmente  as coisas.        A ética é um    problema que deve ser formado, e esses itens  completam o que  o ser humana já tem. No entanto, uma formação democratica  forma  cidadãos  democráticos.  De algum tempo para cá, pergunta  se seé  possivel educar todo  mundo, porque hoje a escola atinge  quase  100% das crianças. Na  Grécia antiga esse problema  também teve  repercursão quando a  educação deixou de ser da  nobreza, e  passou a ser a Polis. Os Sofistas não acreditavam que a  virtude  podia ser ensinada,  mas o próprio Sócrates deixa bem  claro em  algumas passagens de  seu livro, que ele própri ensinava  a virtude  através de suas aulas. Em outros pensamentos de  Protágoras fica  claro que a ética não é  disciplina especializada,  ou seja , a ética e  os valores são erdados  do nosso entorno social.                               Isso tem repercussão na escola, da seguinte forma: A formação ética dos alunos não é disciplina específica,  conta  com a participação não só dos professores, mas sim de todos os  profissionais envolvidos, igreja, atelevisão e a família.  Protágoras se refere ao trabalho do prodessor, para ele o ensino da ética não se desvincula dos conteúdos discplinares. Os temas  transversais devem ser inseridos nos projetos através da música,  poemas, aulas práticas de qualquer disciplina. Por exemplo, não devemos ensinar a solidariedade ou a justiça  através de conceitos e palavras, são as ações e as práticas  docentes que ensinam esses valores.                Mas um alerta, do mesmo jeito que ensinamos virtudes ,  solidariedade e justiça, podemos ensinar também o vício, o  preconceito e o racismo ao alunos. Numa reflexão sobre o poema "Sermão da Sexagessíma de Padre Antonio Vieria",  podemos comparar o professor com o semeador  e suas açoes com o que semeia, o exemplo.  (...)As obras são as que convertem o mundo,(...); (...)As palavras (os conceitos) sem ação são como tiros sem  balas(...);   
Ética não se pede, se contrói...
"                "Para falar ao vento, bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras"          -   VÍDEO 20 - "VIOLÊNCIA E EDUCAÇÃO"
      A questão da violência nas escola é um tema muito difícil e triste  de discutir, mas é necessário. A violência nos emudece, quebra  nossos discursos arrumados sobre educação. A sociedade tem a  sensação  de que a violência penetrou em todos os espaços, no  mundo. A tentativa de superar isso, é a idéia de que é possível fazer  algo, e ter em mente que ela não é uma fatalidade e não tomou  conta do mundo. Para que a escola comece sua ação é importante  falar sobre ela  fazer diagnóstico, para estabelecer o que compete  ou não a ela  fazer.  Existem várias de ocorrer a violência escolar, e  elas estão ligadas a  três tipos de violências: 
  1.      a violência que acontece dentro do ambiente escolar, na maioria das vezes ocorre entre os alunos,  mas também acontece entre alunos e professores, ou entre professores.
  2.      a violência que começa na vizinhança da escola e depois repercute dentro dela;
  3.      a violência doméstica, que acontece no meio familiar do aluno, mas influencia seu aprendizado na escola. 
Em todos os tipos de violência, depois de feito o diagnóstico, a 
escola necessita providenciar conexões com a comunidade, com 
profissionais da saúde, segurança pública,conselho tutelar e até 
mesmo com a secretaria da educação, com a finalidade de detectar 
onde?, com quem?, contra quem? o que? e trabalhando em 
conjunto encontrar uma forma de amenizá-la.  
"olhar para ver e quem sabe, reparar" 
VÍDEO 23 - "ASSEMBLÉIA ESCOLARES E DEMOCRACIA ESCOLAR"
A escola de Summerhill, na Inglaterra é modelo de educação democrátcia em todo o  mundo
A assembléia escolar é a prática para resolução de problemas e 
conflitos, que surgem na escola como: todos tipos de bullying; um 
desecontro de idéias entre professores e alunospreços abusivos 
dos produtos da lanchonete, entre outros.
Existem três tipos de assembléa na escola:
A assembléia de classe, acontece na sala de aula, uma vez por      semana para regular e regulamentar relações interpessoais e é    mediada pelo professor;   A assembléia de escola, tem a função de  regular e regulamentar  relações interpessoais entre todos os  membros da escola, partipam  todos os membros da escola.        A  assembléia docentes, são discussões acadêmicas e temáticas  relacionadas ao convívio entre os próprios docentes e a direção da  escola. A assembléia é um processo complexo, inserido no cotidiano dos  alunos e que proporciona resultados relevantes na fromação ética  dos alunos.         Na escola Comunitária de Campinas a prática da assembléia é  habitual no cotidiano da escola. Percebemos uma postura  democratica por parte da equipe pedagógica e dos alunos, que  buscam o mesmo objetivo: formar cidadãos criticos, autônomos,  conscientes de seu papel político e social na construção de uma  vida justa para todos.       VÍDEO 24- "DIVERSIDADE/PLURALIDADE CULTURAL NA ESCOLA" A escola para todos, desencadeia várias discussões, inclusive a  questão da diversidade e pluralidade. Os históricos e diretrizes que abordam esse tema tem o objetivo de  trabalhar a importancia da diversidade no ãmbito escolar, os  valores para que essa diversidade seja contemplada. Mas precisamos entender bem os documentos que tratam desse  tema. Na escola o que deveria ser contemplado a igualdade de  todos ou a diferença de cada grupo específico ou a diferença de  cada um. Muitas vezes abordam a diferença, mas é como se o aluno  fizesse parte de outra cultura. Essa é uma questão bastante difícil, não é uma equação obvia, mas  deve ser possível através de algumas ações. As leis de regulamentações dese tema vem crescendo com o  objetivo de orientar e apoiar o trabalho pedagógicos, em 1998 o  PCN tornou a desigualdade e a diversidade como tema transversal;  depois a lei 11.645 tornou obrigatório o estudo das culturas  afro-descendentes; em 2010 o Estátuto da Igualdade proibe a  discriminação racial; e ainda textos sobre ética e cidadania foram  elaborados para contemplar o trabalho nas escolas. As escolas e sua equipe pedagógica precisam refletir sobre o tema e  apoiados nas diretrizes e leis elaborar projetos que promovam o  trabalho com a igualdade e a diferença para que tenhamos escolas  mais justas.           VÍDEO 27 - PRÁTICAS DE CIDADANIA
Numa perspectiva psicossocial sobre a realidade social, e na    concepçao construtivista e histórico-cultural aompreende que a    realidade social é construída historicamente. O sujeito produz e é  determinado pela realidade social. Esse  processo é dialético no  sentido que se dá pela interação dinâmica e  constante dessas  compreensõe, da atribuição de sentido e do  conhecimento de  lógicas discursivas presentes na sociedade. São as representações  que orientam as ações de todas as pessoas. É  preciso  compreendê-las, bem como compreender o sentido pessoal  que  cada um atribui às experiências, caso se objetive interferir nas    ações. Sendo assim, se o que o aluno aprende na escola não fizer  sentido  para ele, não terá valor algum. Os projetos pedagógicos por  mais elaborados que estão, gmuitas  vezes partem do conhecimento  academico acumulado dos  professores e não estão articulados com  a realidade do aluno, isso é  um equivoco que resulta na rejeição do  projeto. Para elaboração de projetos de Atuação Direta é necessário  em  primeiramente estabelecer parcerias com a comunidade, para    conhecer a realidade dos alunos, a origem, os interesses e costumes,    porque só a partir daí pode se determinar o tema que seja relevante    na comunidade. Depois dessa caracterização, elabora-se o projeto  em tendo em  vista: os objetivos; definição do públuco alvo;  metodologia e  estratégias de intervençã (caso haja imprevistos);  resultados  esperados; cronograma (para não se perder na sequencia  do  trabalho); e os registros em rede do processo. A metodologia e  estratégias devem ser pensadas depois de todas as etapas, porque  elas serão procedimentos escolhidos para atingir os  objetivos.  É  importante também, na elaboração do projeto, apontar quais são  os  resultados esperados. O alcance desses objetivos e o que se    pretende alcançar a partir da execução das atividades para melhor    avaliar os efeitos, o impacto e a continuidade de um projeto.          VÍDEO  28 - "O FENÔMENO DO BULLYING"          Chamamos de Bullying todas atitudes agressivas e repetitivas que    ocorrem sem motivação evidente entre jovens e crianças dentro da    escola ou fora dela.
      Desde a década de  70 já era estudado pelo  sueco Dan Olweus, que  desenvolveu um programa e fez uma  pesquisa muito ampla,  desenvolveu um questionário que era  aplicado nas escolas, para  identificar o nível de bullying presente.  
 No Brasil, as pesquisas começaram em 2003, e a ABRAPIA  (AssociaçãBrasileira Multiprofissional de Proteção à Infancia e ao adolescente), estima que 40,5% dos adolescentes são vítimas de Bullying.
Em depoimentos crianças que vítimas de bullying, acreditam que    são atitudes de violência inevitáveis e que não há nada que se possa  ser feito a respeito.       Na verdade algo pode e deve ser feito nas  escolas, por todos que participam dela. O importante para os educadores é diferenciar uma brincadeira de  mal gosto com o bullying, identificar uma vítima ou um agressor  para que possa trabalhar o tema em sala de aula.
As combinações dos elementos abaixo prescristo dão pistas para a  identificação do fenômeno bullying: As agressões verbais ou físicas são repetidas e intencional, com  duração prolongada; as vítimas tem pouca habilidade de  socialização, dificuldade para reagir as agressões, características  físicas, comportamneto, condição socioeconomica ou orientação  sexual diferentes; são hiperativos e impulsivos; Os agressores são de ambos os sexos, desreita as normas, tem  dificuldade de lidar com frustações, é líder, produz pequenos  delitos, tem desempenho escolar razoável, mente sem culpa.  
 O  espectador é muito importante nesse processo, ora são  passíveis,   não contam o ocorrido ora são ativos dando apoio ao agressor.      Hoje temos um agravante que é o Cyberbullying, praticado na  maioria por adolescentes que tem domínio da tecnologico. As consequencias para as vítimas do bullying vai desde problemas  psicológicos como  tendencia ao isolamento, dificuldade  departicipar da discussões em sala de aula, queda de rendimento  escolar, fobia escolar até o extremo, que é suícidios e homícidios. Diante desse fenômeno cada vez mais frequente no nosso cotidiano  algumas sugestões para as escolas e professores são relevantes,  primeiramente deve levantar o nível do problema a na escola através da aplicação de um questionário; em seguida  uma conscientização sobre o fenômeno, que pode ser feito em  palestras, videos e conversas. É importante sensibilizar toda a comunidade (pais, todos os que  trabalham na escola);  A escola precisa proporcionar um ambiente de confiança, solidário  e ético, com assembléias para discutir as normas de convivencia. A escola deve estabelecer regras e limites claros; e aplicar sanções  sem tolerancia em casos de bullying, para mostrar que isso não  pode acontecer dentro da escola.   São ações integradas dentro da escola que podem minimizar o  fenômeno que a gente convive a tanto tempo e só vem crescendo.