AULA 03 - O JUÍZO MORAL NA CRIANÇA
O tema dessa aula foi baseado no estudo do epistemólogo Jean Piaget. Segundo ele "Toda moral consiste num sistema de regras, e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por essas regras.”
Nesta citação existem duas palavras chaves, a mora e o respeito. Quanto a mora deduzimos que uma pessoa 'moral' é aquela que respeita e cumpre as normas instituídas pela sociedade e, que a 'imoral' é justamente aquela que não respeita nem cumpre essas regras.
E quanto ao respeito é a internalização dessas regras, é entender as regras e cumpri-las. Para entender melhor Piajet estabeleceu um processo de desenvolvimento,que gerou e gera muitas discussões e polemicas. Nesse processo cada individuo passa para desenvolver a moral: a Anomalia, a Heteronomia e a Autonomia.
COMO SE DÁ ESSE PROCESSO? COMO A CRIANÇA PASSA DE UM PROCESSO PARA O OUTRO?
No entanto, para a criança sair da heteromia e ir para a autonomia é fundamental que ela reduza seu egocentrismo
RESPOSTA : COM VÁRIOS TIPOS DE RELAÇÃO.
De acordo com Piaget a criança nasce no estado de ANOMIA, nesse período ela é egocêntrica, depois a medida que elas vão crescendo as regras vão sendo ditadas em suas vidas pela família, pela sociedade e pelo professor (unilateral). Na HETERONOMIA as regras estão ligadas ao respeito e a afetividade, mas são cumpridas por mero cumprimento, sendo que haverá sempre uma conseqüência caso não seja cumprida.
No entanto a meta da educação é atingir a AUTOTONOMIA, porque é neste estado que o individuo internaliza, compreende e cumpre as regras sem ser impostos por outros.
O PROCESSO PARECE SIMPLES, ENTÃO QUAL É O PROBLEMA?
De acordo com Piaget na sociedade autoritária geralmente as pessoas param seu desenvolvimento na fase da HETERONOMIA, ou seja não alcançam a AUTONOMIA, porque a escola ou a família na RELAÇÃO UNILATERAL, coagem os indivíduos a cumprirem as regras. Portanto o individuo ficará sempre na HETERONOMIA, porque cumprem as regras por imposição e não porque sabem o que é certo. Diante disso a duvida é:
ENTÃO, COMO PODEMOS TRABALHAR A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA COM AS CRIANÇAS E JOVENS?
De acordo com Piaget, o professor deve ter com o aluno:
AO INVÉS DA RELAÇÃO DE COAÇÃO A RELAÇÃO DE COOPERAÇÃO AO INVÉS DO RESPEITO UNILATERAL O RESPEITO MÚTUO |
VIDEO AULA - 4 - "A Escola e a construção de valores morais"
“A ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DE VALORES MORAIS”
A teoria de Piaget sobre a construção de valores na criança é muito criticada, porque em sala de aula é um processo muito complexo. Por esse motivo, nesta aula o prof. Ulisses aborda o assunto de que a escola pode ajudar a construir valores em cada criança e atingir seu desafio. O objetivo da aula é focar 7 aspectos que a escola tem que estar atenta para promover uma educação para cidadania, para construir valores nos alunos, porque não basta dar lição de moral, ou chamar a atenção esporadicamente, esses aspectos tem que ser inseridos no dia a dia do aluno.
OBSERVE O ESQUEMA ABAIXO:
Vídeo aula 7 - "Educação e ética”
Profª Carlota Boto
Esse assunto aborda a relação, a interação entre a
comunidade escolar, todos os envolvidos no processo
educacional, sejam no meio administrativo ou executivo.
O primeiro grande conflito de socialização que se esta na escola é a dualidade ‘liberdade’ x ‘autoridade’, que é um grande desafio para qualquer um que precisar trabalhar a ética em sala de aula, pois a ética só faz sentido se trabalhada através de exemplos
Ética ontem e hoje
No mundo antigo a ética confundia-se com virtude, entendia
se ética e política como fontes de virtudes publicas, Ética e
Moral etimologicamente são sinonimos.
Atualmente entende-se a ética como sendo a adesão
voluntária a determinadas regras sociais, enquanto que a
moral é determinada pelo coletivo a qual se deve obediência.
Empatia
Na vivência escolar, na moral e ética precisamos nos colocar no lugar do outro. A ética é uma pratica habitual e constante.
Aristóteles, na obra Ética a Nicômaco, afirma que “A excelência
moral, portanto, é algo como a eqüidistância, pois, como já vimos,
seu alvo é o meio termo”
Desafios
Só é possível pensarmos em uma educação para a democracia, se
tivermos em mente a:
•Igualdade;
•Fraternidade;
•Diversidade;
•Diferença;
•Humanidade.
Como e por que a ação é moralmente correta? Que critérios
deve orientar o julgamento? O que devo fazer?
•Ação correta
•Visar a felicidade de todos
•Tornar agente virtuoso
•Fazer acordo com regras determinadas e claras
Justificada aos outros de forma razoável
Atitude
Para formar cidadãos deve se abandonar a
INTOLERANCIA (o determinismo e estereótipos) e agir com Tolerância (com respeito e solidariedade).
“Estabelecer uma relação escolar que venha a ser progressista,fraterna, com justiça e cuidado.”
VÍDEO 8 - "A CONSTRUÇÃO PSICOLÓGICA DOS VALORES"
Retomando as idéias de Piaget, podemos afirmar que "os valores
referem-se a trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior", e
essas trocas se dão através da projeção de sentimentos positivos
sobre objetos, pessoas, relações ou sobre si mesmo. Essa idéia é
nova e está vinculada a um a visão psicológica do estudo dos
valores.
O sujeito vai modular sua atitude de acordo com os valores que
constituem a identidade de cada um. A dinâmica dos valores de
cada sujeito pode variar, não apenas em relação ao tempo, mas,
em muitos casos, em relação a situações ou pessoas.
O sujeito constroe os valores que para ele podem ser; centrais (de
mais importancia e periférico (menos importante)
Observe o gráfico:
Os valores da zona azul são periféricos e os outros de dentro são
centrais.
Sendo assim, a escola, a família precisa definir, determinar os
valores que precisam trabalhar, os projetos (interdisciplinares
com temas transversais), focar a questão da justiça, cidadania, é
tica para que possam intervir diretamente na formação da criança.
VÍDEO 11 - “A CONSTRUÇÃO PSICOLÓGICA DOS VALORES” Teorias importantes sobre a moralidade psico moral foram descobertas e há
implicações dessas descobertas para a educação. Segundo Araujo
(2007) o sujeito psicológico não é estático e constroi seus
conceitos e valores de acordo com trocas afetivas que ele realiza
com o mundo exterior, a relação afetiva está sempre relacionadas
aos aspectos que formam o psico humano, e todos os aspectos
estão intercalados.
Por outrolado, o sujeito tem papel ativo na contrução de seus
valores, ele constroe seus valores, que podem ser centrais
(aqueles com mais importancia para o sujeito), e periféricos (com
menos importancia).
No entanto o contexto, a situação em que o
sujeito vive é importante para a contrução dos valores, dentro do
sujeito psicológico temos um sistema moral.
Outra descoberta é que existe uma regulação dos valores pelos
sentimentos, os valores integram-se e vão se organizando no
sistema moral do sujeito de forma hierarquica,e indicam quais
vão ser central ou periférico.
Esses estudos implicam para a Educação em valores, se o sujeito
tem papel ativo na construção de valores, temos que ter um
educação moral reflexiva e metodologia ativa de aprendizagem.
As escolas necessitam trazer uma gama de valores para escola. os
valores podem ou não ser morais, a moralidade não se guia
apenas pelo princípio de justiça. O trabalhos com valores tendem
a ser diversivicado, não apenas ditar regras e deveres a serem
cumpridos pelos alunos, eles têm que construir os seus valores.
Outro aspecto é a elaboração de sequencias didáticas e projetos
voltados para a construção de valores pelos alunosem diversas
situações. Dentro das diversas modalidades didática, incluir a
explicitação dos sentimentos e dos valores para compreensão da
regulação exercida por eles.
Ouça o poema "Só de Sacanagem, de Elisa Lucinda, e reflita...
"Sabemos que não dá para mudar o começo,mas se a gente quiser vai dar para mudar o final"
VÍDEO 12 - "PERSPECTIVAS ATUAIS DA EDUCAÇÃO EM VALORES"
A Educação em valores não pode ser um processo pontual, como os conteúdos programáticos, tem que ser impregnado no cotidiano escolar do aluno.
A princípio é importante uma articulação entre a Escola e a
Comunidade, promovendo um Fórum que tem o papel essencial
de; reunir membros da comunidade, discutir temática de ética e
cidadania; promover palestras, mesa redonda, discutir sobre quais
temas são mais relevantes para serem abordados na escola; é a
família participando ativamente.
Outro movimento para promover a Educação em valores é a
educação comunitária, que precisa ser inserida no currículo da
escola, não se limita a sala de aula, os projetos interdisciplinares
focam temas relevantes da realidade da comunidade, os alunos
registram, perguntam, levantam hipóteses, analisam, ou seja é o
protagonista.
Tanto em seu projeto político-pedagógico como seu planejamento
institucional, a escola precisa considerar a realização de projetos e
ação que, ao mesmo tempo, promovam o acesso aos bens
culturais exigidos pela sociedade contemporanêa e garantam uma
formação política aos jovens demodo a lhes permitir participar da
vida social de forma mais crítica, dinâmica e autônoma.
As sugestões para elaboração desses projetos são: teatro, jornal
mural, rádio comunitária, gincana da limpeza, etc.
VÍDEO 15 - "DIMENSÕES CONSTITUTIVAS DO SUJEITO PSICOLÓGICO "
sala de aula vazia |
Aulas de ciências noambiente natural |
No cotidiano escolar existe uma forte questão que vem
afetando os envolvidos, é a indagação de quem somos, quem
são os alunos e com que tipo de ser humano estamos
interagindo.
Existem inumeras teorias sobre a modernidade da
psicologia da educação, cartesianistas e iluministas que
reduzem quem
é o ser humano, a um dos seus aspectos
constitutivos.
A partir de outros estudos de complexidade vem surgindo a
tendencia de procurarmos uma explicação mais complexa
ou completa, não totalizada de quem é o ser humano.
E isso é importante para entender questão , o papel dos
valores, onde eles se embasam na nossa personalidade para
constituir com um elemento central da personalidade do ser
humano.
O sujeito psicológico se envolve como meio, contituindo o mundo
de modo consciente e não consciente.
- DIMENSÕES CONSTITUTIVAS DO SUJEITO PSICOLÓGICO:
- BIOLÓGICO
- AFETIVA – papel afetos, sentimentos,emoçõe
- SOCIO CULTURAL – Existem em nossas crenças influencia de culturas que ajudam a construir nossa identidade
- COGNITIVO – inteligência, forma de se comportar e lidar com fatos e pessoas.
Não podemos explicar o ser humano considerando apenas
UM aspectos, pois eles acontecem SIMULTANEAMENTE.
Na
escola, não podemos enxergar o aluno apenas como um
cérebro, a limitação cognitiva afeta na relação afetiva e
vice-versa. Muitas vezes o olhar domesticado intervem no
cotidiano escolar, atraplando a relação professor e aluno.
VÍDEO 16- "A CONSTRUÇÃO DEVALORES E A DIMENSÃO
AFETIVA"
Nas relações entre a inteligência e as relações no
desenvolvimento da criança, segundo Piaget, a afetividade
funciona como uma "fonte de energia" para a cognição
afetividade
como um dos aspectos organizatórios do psquismo
humano. Para ele a afetividade era como a "gasolina" para a
cognição, que seria o "motor" do carro.
Em estudos de outros
autore, descrevem que tanto a afetividade
quanto a cognição tem
"gasolina e motor". Então, a afetividade ea
cognição seriam um
dos aspectos organizatórios do psiquismo
humano, assim
também como outros fatores socio cultural, físico,
etc.
Numa pesquisa impira realizada com professores, foi apresentado
uma situação de conflito moral envolvendo alunos, a qual
teria
teria que encontrar soluções. Os professores foram divididos
em 3 grupos, e concluiram que os professores que agiram com a
fetividade conseguiram encontrar propostas para ajudar o aluno
e
não simplesmente castigá-lo.
Num outro estudo dos sentimento vergonha e culpa, constata-se
aspectos semelhantes e diferentes:
Ambos são sentimentos
morais, estão ligados à moralidade do
sujeito, são sentimentos
negativos, porque as pessoas não gostam
de sentir. Como
diferenciais, podemos colocar a vergonha como
um sentimento
que está intimamente relacionado a forma como
o outro vê;
enquanto a culpa está mais relacionada a
autoavaliação.
Uma pesquisa realizada com alunos envolvendo amizade e
responsabilidade, os sentimentos de vergonha e culpa aparecem
ora como valo central, e ora como valor periférico,
dependendo
do contexto.
Se queremos uma educação com
moral, temos que levar reflexão
dos sentimentos para os aluno, a amizade está relacionada a
generosidade e muitas vezes a
escola
corta esse elo. Valorizar a
tolerância, a adversidade para
promover um ambiente saudável e
feliz.
VÍDEO - 19 - "PODEM A ÉTICA E A CIDADANIA SER ENSINADA?
Ao contrário do que as pessoas pensam esse tema não é novo,
na Grécia antiga vários filósofos discutiam sobre a possibilidade
da formação ética dos jovens.
Para Aristóteles, há 2.500 anos, "os
homens tornam se bons e
vituosos de acordo com três fatores: a
natureza, no sentido de
jeito de ser; o hábito, mode de vida; e
razão que é a capacidade
que o homem tem de pensar,
argumentar, decidir racionalmente
as coisas.
A ética é um
problema que deve ser formado, e esses itens
completam o que
o ser humana já tem.
No entanto, uma formação democratica
forma
cidadãos
democráticos.
De algum tempo para cá, pergunta
se seé
possivel educar todo
mundo, porque hoje a escola atinge
quase
100% das crianças. Na
Grécia antiga esse problema
também teve
repercursão quando a educação deixou de ser da
nobreza, e
passou a ser a Polis.
Os Sofistas não acreditavam que a
virtude
podia ser ensinada,
mas o próprio Sócrates deixa bem
claro em
algumas passagens de
seu livro, que ele própri ensinava
a virtude
através de suas aulas.
Em outros pensamentos de
Protágoras fica
claro que a ética não é
disciplina especializada,
ou seja , a ética e
os valores são erdados
do nosso entorno social.
Isso tem repercussão na escola, da seguinte forma:
A formação ética dos alunos não é disciplina específica, conta
com a participação não só dos professores, mas sim de todos os
profissionais envolvidos, igreja, atelevisão e a família.
Protágoras se refere ao trabalho do prodessor, para ele o ensino
da ética não se desvincula dos conteúdos discplinares. Os temas
transversais devem ser inseridos nos projetos através da música,
poemas, aulas práticas de qualquer disciplina.
Por exemplo, não devemos ensinar a solidariedade ou a justiça
através de conceitos e palavras, são as ações e as práticas
docentes que ensinam esses valores.
Mas um alerta, do mesmo jeito que ensinamos virtudes ,
solidariedade e justiça, podemos ensinar também o vício, o
preconceito e o racismo ao alunos.
Numa reflexão sobre o poema "Sermão da Sexagessíma de Padre
Antonio Vieria", podemos comparar o professor com o semeador
e suas açoes com o que semeia, o exemplo.
(...)As obras são as que convertem o mundo,(...);
(...)As palavras (os conceitos) sem ação são como tiros sem
balas(...);
"
"Para falar ao vento, bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras"
-
VÍDEO 20 - "VIOLÊNCIA E EDUCAÇÃO"
A questão da violência nas escola é um tema muito difícil e triste
de discutir, mas é necessário. A violência nos emudece, quebra
nossos discursos arrumados sobre educação. A sociedade tem a
sensação
de que a violência penetrou em todos os espaços, no
mundo.
A tentativa de superar isso, é a idéia de que é possível fazer
algo, e
ter em mente que ela não é uma fatalidade e não tomou
conta do mundo.
Para que a escola comece sua ação é importante
falar sobre ela
fazer diagnóstico, para estabelecer o que compete
ou não a ela fazer.
Existem várias de ocorrer a violência escolar, e
elas estão ligadas a
três tipos de violências:
Alunos de escola infantil de Lorena |
Ética não se pede, se contrói... |
- a violência que acontece dentro do ambiente escolar, na maioria das vezes ocorre entre os alunos, mas também acontece entre alunos e professores, ou entre professores.
- a violência que começa na vizinhança da escola e depois repercute dentro dela;
- a violência doméstica, que acontece no meio familiar do aluno, mas influencia seu aprendizado na escola.
Em todos os tipos de violência, depois de feito o diagnóstico, a
escola necessita providenciar conexões com a comunidade, com
profissionais da saúde, segurança pública,conselho tutelar e até
mesmo com a secretaria da educação, com a finalidade de detectar
onde?, com quem?, contra quem? o que? e trabalhando em
conjunto encontrar uma forma de amenizá-la.
"olhar para ver e quem sabe, reparar"
VÍDEO 23 - "ASSEMBLÉIA ESCOLARES E DEMOCRACIA ESCOLAR"
A assembléia de classe, acontece na sala de aula, uma vez por
semana para regular e regulamentar relações interpessoais e é
mediada pelo professor;
A assembléia de escola, tem a função de
regular e regulamentar
relações interpessoais entre todos os
membros da escola, partipam
todos os membros da escola.
A
assembléia docentes, são discussões acadêmicas e temáticas
relacionadas ao convívio entre os próprios docentes e a direção da
escola.
A assembléia é um processo complexo, inserido no cotidiano dos
alunos e que proporciona resultados relevantes na fromação ética
dos alunos.
Na escola Comunitária de Campinas a prática da assembléia é
habitual no cotidiano da escola. Percebemos uma postura
democratica por parte da equipe pedagógica e dos alunos, que
buscam o mesmo objetivo: formar cidadãos criticos, autônomos,
conscientes de seu papel político e social na construção de uma
vida justa para todos.
VÍDEO 24- "DIVERSIDADE/PLURALIDADE CULTURAL NA ESCOLA"
A escola para todos, desencadeia várias discussões, inclusive a
questão da diversidade e pluralidade.
Os históricos e diretrizes que abordam esse tema tem o objetivo de
trabalhar a importancia da diversidade no ãmbito escolar, os
valores para que essa diversidade seja contemplada.
Mas precisamos entender bem os documentos que tratam desse
tema. Na escola o que deveria ser contemplado a igualdade de
todos ou a diferença de cada grupo específico ou a diferença de
cada um. Muitas vezes abordam a diferença, mas é como se o aluno
fizesse parte de outra cultura.
Essa é uma questão bastante difícil, não é uma equação obvia, mas
deve ser possível através de algumas ações.
As leis de regulamentações dese tema vem crescendo com o
objetivo de orientar e apoiar o trabalho pedagógicos, em 1998 o
PCN tornou a desigualdade e a diversidade como tema transversal;
depois a lei 11.645 tornou obrigatório o estudo das culturas
afro-descendentes; em 2010 o Estátuto da Igualdade proibe a
discriminação racial; e ainda textos sobre ética e cidadania foram
elaborados para contemplar o trabalho nas escolas.
As escolas e sua equipe pedagógica precisam refletir sobre o tema e
apoiados nas diretrizes e leis elaborar projetos que promovam o
trabalho com a igualdade e a diferença para que tenhamos escolas
mais justas.
VÍDEO 27 - PRÁTICAS DE CIDADANIA
Numa perspectiva psicossocial sobre a realidade social, e na
concepçao construtivista e histórico-cultural aompreende que a
realidade social é construída historicamente.
O sujeito produz e é
determinado pela realidade social. Esse
processo é dialético no
sentido que se dá pela interação dinâmica e
constante dessas
compreensõe, da atribuição de sentido e do
conhecimento de
lógicas discursivas presentes na sociedade.
São as representações
que orientam as ações de todas as pessoas. É
preciso
compreendê-las, bem como compreender o sentido pessoal
que
cada um atribui às experiências, caso se objetive interferir nas
ações.
Sendo assim, se o que o aluno aprende na escola não fizer
sentido
para ele, não terá valor algum.
Os projetos pedagógicos por
mais elaborados que estão, gmuitas
vezes partem do conhecimento
academico acumulado dos
professores e não estão articulados com
a realidade do aluno, isso é
um equivoco que resulta na rejeição do
projeto.
Para elaboração de projetos de Atuação Direta é necessário
em
primeiramente estabelecer parcerias com a comunidade, para
conhecer a realidade dos alunos, a origem, os interesses e costumes,
porque só a partir daí pode se determinar o tema que seja relevante
na comunidade.
Depois dessa caracterização, elabora-se o projeto
em tendo em
vista: os objetivos; definição do públuco alvo;
metodologia e
estratégias de intervençã (caso haja imprevistos);
resultados
esperados; cronograma (para não se perder na sequencia
do
trabalho); e os registros em rede do processo.
A metodologia e
estratégias devem ser pensadas depois de todas as
etapas, porque
elas serão procedimentos escolhidos para atingir os
objetivos.
É
importante também, na elaboração do projeto, apontar quais são
os
resultados esperados. O alcance desses objetivos e o que se
pretende alcançar a partir da execução das atividades para melhor
avaliar os efeitos, o impacto e a continuidade de um projeto.
VÍDEO 28 - "O FENÔMENO DO BULLYING"
Chamamos de Bullying todas atitudes agressivas e repetitivas que
ocorrem sem motivação evidente entre jovens e crianças dentro da
escola ou fora dela.
Desde a década de
70 já era estudado pelo
sueco Dan Olweus, que
desenvolveu um programa e fez uma
pesquisa muito ampla,
desenvolveu um questionário que era
aplicado nas escolas, para
identificar o nível de bullying presente.
A escola de Summerhill, na Inglaterra é modelo de educação democrátcia em todo o mundo |
A assembléia escolar é a prática para resolução de problemas e
conflitos, que surgem na escola como: todos tipos de bullying; um
desecontro de idéias entre professores e alunos; preços abusivos
dos produtos da lanchonete, entre outros.
Existem três tipos de assembléa na escola:
No Brasil, as pesquisas começaram em 2003, e a ABRAPIA (AssociaçãBrasileira Multiprofissional de Proteção à Infancia e ao adolescente), estima que 40,5% dos adolescentes são vítimas de Bullying.
Em depoimentos crianças que vítimas de bullying, acreditam que
são atitudes de violência inevitáveis e que não há nada que se possa
ser feito a respeito.
Na verdade algo pode e deve ser feito nas
escolas, por todos que participam dela.
O importante para os educadores é diferenciar uma brincadeira de
mal gosto com o bullying, identificar uma vítima ou um agressor
para que possa trabalhar o tema em sala de aula.
As combinações dos elementos abaixo prescristo dão pistas para a
identificação do fenômeno bullying:
As agressões verbais ou físicas são repetidas e intencional, com
duração prolongada; as vítimas tem pouca habilidade de
socialização, dificuldade para reagir as agressões, características
físicas, comportamneto, condição socioeconomica ou orientação
sexual diferentes; são hiperativos e impulsivos;
Os agressores são de ambos os sexos, desreita as normas, tem
dificuldade de lidar com frustações, é líder, produz pequenos
delitos, tem desempenho escolar razoável, mente sem culpa.
O espectador é muito importante nesse processo, ora são
passíveis,
não contam o ocorrido ora são ativos dando apoio ao agressor.
Hoje temos um agravante que é o Cyberbullying, praticado na
maioria por adolescentes que tem domínio da tecnologico.
As consequencias para as vítimas do bullying vai desde problemas
psicológicos como tendencia ao isolamento, dificuldade
departicipar da discussões em sala de aula, queda de rendimento
escolar, fobia escolar até o extremo, que é suícidios e homícidios.
Diante desse fenômeno cada vez mais frequente no nosso cotidiano
algumas sugestões para as escolas e professores são relevantes,
primeiramente deve levantar o nível do problema a
na escola através da aplicação de um questionário; em seguida
uma conscientização sobre o fenômeno, que pode ser feito em
palestras, videos e conversas.
É importante sensibilizar toda a comunidade (pais, todos os que
trabalham na escola);
A escola precisa proporcionar um ambiente de confiança, solidário
e ético, com assembléias para discutir as normas de convivencia.
A escola deve estabelecer regras e limites claros; e aplicar sanções
sem tolerancia em casos de bullying, para mostrar que isso não
pode acontecer dentro da escola.
São ações integradas dentro da escola que podem minimizar o
fenômeno que a gente convive a tanto tempo e só vem crescendo.