Página da disciplina TEMAS TRANSVERSAIS do curso de especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola - EVC/USP.
AULA 01 - AS REVOLUÇÕES EDUCACIONAIS
No esquema gráfico da video aula 1 podemos vizualizar com praticidade as revoluções educacionais, suas caracteristicas e a necessidade delas acontecerem, desde 2500 anos atrás, no Egito (quando a escola era para poucos) até os dias a atualidade com a universalização da educação, propondo a inclusão da diferença.
No esquema gráfico da video aula 2 podemos vizualizar com praticidade como Edgar Morin sintetiza as bases do pensamento científico em três principios: a dijunção, a redução e a abstração. E mostra as características da interdisciplinalidade, que é apontada como solução para o problema da disciplinalização.
Vídeo aula 5
Disciplina: Temas transversais e estratégias de projetos
“O conceito de transversalidade”
O PAPEL DA ESCOLA
A sociedade atribui à escola o papel de:
1- INSTRUÇÃO: conteúdos definidos; e
2- FORMAÇÃO ÉTICA E MORAL: cidadania para formar novas gerações.
2- FORMAÇÃO ÉTICA E MORAL: cidadania para formar novas gerações.
INCOMODO
O grande INCOMODO é que na maioria das vezes a segunda questâo fica apenas no projeto político pedagógico das escolas. Primeiro porque não são aplicados na sala de aula e segundo por causa da fragmentação e disciplinalização da metodologia de ensino
A ciência e a escola
Os avanços paradigmáticos da ciência não são suficientes para se construir a democracia, a justiça, e o bem estar social.
A escola e a ciência precisam objetivar os 90% da população que não tem acesso aos avanços científicos.
O grande problema é...
Quem e como fazer valer o papel da escola e da ciência?
É a interdisciplinalidade e a transversalidade o caminho para superar a fragmentação, a busca para novos sentidos da educação e ciência.
Segundo o prof. Nilton Machado “a reação a fragmentação disciplinar na escola foi a busca da transversalidade, a busca de temas que atravessam todas as disciplinas, temas que não cabem a apenas uma disciplina da educação básica
O mais importante
Um tema para ser considerado transversal tem que atingir os 90% da população (que ainda são excluídos) precisam ser temáticas ético- político sociais atrelados à melhoria da sociedade e da humanidade.
VIDEO AULA 6 - Diferentes concepções de transversalidade
Conceito
Em linhas bem gerais, pode-se definir duas concepções de transversalidade: na primeira, as disciplinas são o eixo vertebrador do currículo; na segunda, as temáticas transversais tornam-se o eixo vertebrador do currículo.
Na 1ª Concepção: trabalha-se:
§ATIVIDADES PONTUAIS: (dentro de cada disciplina)
§CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS: especialistas e palestrantes.
§OFERECIMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES (ex.materiais de ONGS)
§A TRANSVERSALIDADE INCORPORADA NAS DISCILINA: mas sem sentido na visão do professor
§A TRANSVERSALIDADE TRABALHADA DE MANEIRA OCULTA NO CURRICULO
O gráfico mostra os temas transversais atravessando as disciplinas
O gráfico mostra os temas transversais atravessando as disciplinas
Na 2º concepção: mudança paradigmática
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Nessa concepção, os conteúdos tradicionais “deixam de ser a 'finalidade' da educação e passam a ser concebidos como 'meio' para se trabalhar os temas transversais”, fazendo-os ponto de partida e de chegada na formação do sujeito. Os conteúdos disciplinares giram em torno dessas temáticas que objetivam uma educação em valores.
Nessa concepção, os conteúdos tradicionais “deixam de ser a 'finalidade' da educação e passam a ser concebidos como 'meio' para se trabalhar os temas transversais”, fazendo-os ponto de partida e de chegada na formação do sujeito. Os conteúdos disciplinares giram em torno dessas temáticas que objetivam uma educação em valores.
O gráfico mostra as disciplinas atravessando os temas transversais
Esse modelo deve se preocupar também com a retirada da escola do isolamento em que se encontra, o que pode ser conseguido com a criação de temas transversais pela escola, e não somente através da escolha de um dos temas propostos pelos PCN's
VÍDEO AULA 09 - CIÊNCIA E EDUCAÇÃO
PROF. LUIS CARLOS DE MENEZES
"A ciência nos traz conhecimento; a vida, sabedoria."
Will Duran
Porém, existe um aspecto muito relevante que é domínio da linguagem, o aluno precisa ter domínio da linguagem, compreender o que está lendo. O domínio da linguagem é muito importante na vida escolar e também fora dela, até para entender uma notícia da TV ou as informações para o consumidor nos precisa de um entendimento dos diversos tipos de linguagem.
Isso não é um trabalho fácil, mas existem métodos práticos de inserir a ciência nos projetos (interdisciplinares e transversais) no cotidiano do aluno com temas muito simples para ele, como por exemplo uma aula para medir a velocidade do carro e discutir sobre um congestionamento ou então como começou a A1 N1.
A ciência tem que ser subjetivo, do mundo de cada um, são descobertas pessoais. Estamos envoltos numa tecnologia avançada do séc. XVI, onde pensa-se que a Ciência é a verdade, o domínio, porém é um pensamento errôneo, na verdade a ciência é a busca da verdade, as descobertas de cada um.
Nilson Machado
É nesse pensamento que podemos perceber a importancia dos projetos interdiciplinar e transversais inceridos nos planejamento escolar.
Os especialistas Nilson Machado, Pablo Mariconda e Edgar Morin discutem o conceitos de interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade, que surgiram no séc. XVII baseados na metodologia científica do filosofo René Descartes (verificar, analisar, sintetizar,enumerar) e foi uma reação a fragmentação disciplinar na escola, a busca de temas que atravessam todas as disciplinas, temas que não cabem a apenas uma disciplina da educação básica.
Foram apresentados exemplos de projetos escolares apoiados nessas concepções teóricas, mostrando um resultado nítido. Nas aulas práticas os alunos são os frotagonistas, monstram bastante interesse pelo tema e principalmente pela metodologia das aulas "são aulas diferenciadas e práticas, envolta no nosso dia a dia", diz uma das alunas.
A intenção é que as escolas construam um curriculo contextualizado na realidade do aluno de modo que o ensino escolar tenha sentido em sua vida.
ASSISTA AO VIDEO DA MÚSICA DO GABRIELPENSADOR "ESCOLA ERRADA "E REFLITA SOBRE O ENSINO DESCONTEXTUALIZADO E FRAGMENTADO.
VÍDEO AULA 13 - CONHECIMENTO EM REDE
Quando pensamos em ensino apredizagem, temos a imagem do conhecimento e a ação do docente, o modo como trabalhamos: currículo, palnejamento, avaliação, materiais didáticos,etc. O professor ensina o aluno que é apenas um depósito de conhecimento, é o que podemos chamar de ação "baldista", ou seja, a cabeça do aluno funciona como um balde que enche ou não de informações, que depois serão avaliados para saber o quanto o balde encheu.
Essa concepçao de ensino aprendizagem está ultrapassada, pois hoje contamos com projetos interdisciplinares com temas transversais, no qual o aluno é o protagonista. Para isso, utiliza-se metaforicamente da imagem de rede, tomando a como exemplo do trabalho com o conhecimento. Outra postura que se iniciou com Descartes, é a idéia de cadeia, ou seja, do encadeamento de idéias, no qual um conhecimento é ligado a outro de maneira única e regular, trabalhando ponto a ponto, de maneira que a ordenação dessa cadeia não pode ser quebrada.
A rede permite que o caminho seja percorrido de inúmeras maneiras, e não que seja visto só por um lado. A quebra no encadeamento não significa reprovação, como significaria no modelo cartesiano, mas significa a busca pela continuação da construção da rede por novos caminhos. Neste caso a idéia de rede amplifica bastante o que acontece na escola, ela acrescenta conteúdos e visão de mundo em cima daquilo que o aluno já trouxe consigo. O modelo em rede pressupõe um estado de permanente atualização, porque o foco é o conhecimento que nunca acaba, mas cujos caminhos estão sempre se refazendo.
Ricardo Reis
Veja a mensagem de Paulo Coelho e reflita...
O termo Projeto consta no dicionário como desejo, intenção de fazer ou realizar (algo) no futuro; plano. E a estratégia de projetos é o planejamento do projeto que se pretende realizar. Ao contrário do que se pensa o projeto nãoé algo previamente definido e estático, que se planeja e executa. Na estratégia de projetos, o que se propõe é que o educador não seja um executor do plano, e sim um estrategista, pois cabe a ele registrar todo o processo, os percursos das atividades dos aluno e direcionar o andamento dos trabalhos de acordo com as situações e as reações dos estudantes.
Desenvolver o projeto de modo interdisciplinar e transdisciplinar é fundamental para que o aluno consiga ter uma visal de mundo, da realidade muito mais complexa e possa atuar na sua aprendizagem, nela o aluno é ativo, protagonista.
Os projetos desenvolvidos no Ensino Fundamental (5º e 9º) na Escola Comunitária de Campinas deixa evidente o resultado positivo da pedagogia de projetos com temas transversais. No 5º ano o projeto desenvolvido sobre raízes culturais e escravidão no Brasil resultou num debate, no qual os alunos argumentaram contra suas idéias e refletiram sobre o preconceito. No projeto interciplinar, a disciplina de lingua portuguesa propôs uma narrativa em discurso direto e indireto, a disciplina de história trabalhou a questão do próprio tema (escravidão e a diversidade); geografia localizou, representou e orientou sobre os pontos cardiais (Africa e Brasil) e a Matemática exclareceu os dados numericos da pesquisa.
No 9º ano o "Projeto Baixada Santista", os alunos fizeram uma viajem até Santos, com pesquisa e estudo previamente relaizado para levantamento de opiniões, argumentações e indagações. O projeto contou com a participação das disciplinas de ciências que abriu discusões sobre questões socio ambientais da região, ecossistemas, os manguesais; geografia que trabalhou com a questão da formação, ocupação de Santos, as condições naturais para construção do porto e impactos ambientais e história as contradiçoes sociais, a transformação pós revolução industrial e tecnológica.
Um projeto consistente e competente, no qual cada profissional fez sua leitura dentro do seu campo disciplinar, dialogando com as outras. O aluno visualizou e compreendeu o mundo fora da sala de aula, com base em informação.
"veja no video o resultado prazeroso do trabalho planejado em conjunto"
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VÍDEO AULA 21 - SENTIMENTOS E AFETO COMO TEMA TRANSVERSAL
Três conceitos para legitimar o trabalho de sentimentos e afeto como tema transversal são:
- VALORES, que diz respeito as trocas afetivas que o sujeito realiza com o meio exterior, segundo Piaget os valores surgem da projeção de sentimentos positivos do sujeito sobre o mundo e sobre si mesmo.
- AUTOESTIMA; é um grande problema entre o jovens de hoje e é fundamental para para o processo de construção da cidadania, ela é fruto da autoimagem que o sujeito possui.
- AUTOCONHECIMENTO; é o processo de autorregulação que o sujeito constroi e que vai contribuir para a própria conduta. É curioso que se proponha a autonomia no ambiente escolar sem que se aborde o exercício do autoconhecimento.
Mas a pergunta é: COMO INCORPORAR OS SENTIMENTOS E AFETOS NO COTIDIANO DE NOSSAS ESCOLAS?
Transformando os sentimentos e afetos em obejtos de ensino e aprendizagem.
Projetos simples, mas projetados com o tema numa escola pública do interior de São Paulo, levou os alunos a refletirem sobre sentimentos, socializando suas vivencias e experiências, discutindo sobre o assunto e propondo soluções para o problema.
Na primeira atividade a professora após uma conversa com alunos sobre o tema, desenhou um boneco num papel e pediu que os alunos localizassem no corpo do boneco os sentimentos vividos por eles. A parti disso a professora abriu uma discusão, com perguntas simples para que eles pudessem perceper que o nosso corpo pode ter apenas sentimentos bons.
Em outra atividade, do mesmo projeto, a professora pediu aos alunos que expressassem por escrito sentimentos sentidos por eles em situações diferentes. Nessa atividade os alunos puderam perceber as pessoas podem sentir o mesmo sentimento em experiências muito diferentes (valores diferentes).
Na sequencia, a professora elegeu o sentimento "trsiteza" para trabalhar com os alunos. Primeiro ela falou sobre esse sentimento, depois distribuiu uma folha de papel para cada um, e pediu para dobrar ao meio e desenhar uma pessoa triste e outra alegre. Após a explicação de cada aluno sobre a causa da tristeza da pessoa, a professora orientou os para propusessem 4 resolução para o problema apontado. Houve uma interação, trocas de experiências, de vivencia e ainda observaram que as sugestões estavam relacionadas a causa do problema.
São atividades (dinamicas) simples, mas de muita importancia porque:
- Esta relacionada as situações do cotidiano das crianças, que são pontos de partida para o trabalho pedagógico.
- Os sentimentos e afetos, nessa sequencia, não estão apenas no nível das relações interpessoais, são trabalhados como objeto de conhecimento, como objeto de aprendizagem.
A Educação irá para onde a escola juntamente com sua equipe pedagógica direcionar. |
VÍDEO AULA 22 - AS QUESTÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR.
A proposta de trabalho dessa discusão tem sua origem no documento elaborado pelo MEC de temas transversais, previsto pelos Parametros Curriculares Nacionais, que visam orientar os projetos desenvolvidos nas escolas.
Os temas transversais permitem abordar quastões relativas a formação moral do sujeito; e abordam os seguintes eixos:
- ética
- pluralidade cultural
- meio ambiente
- saúde
- orientação sexual
- temas locais
É fundamental na elaboração dos projetos:
- que a escolha do tema tenha coerência com o cotidiano dos alunos;
- adesão voluntária dos professores ao projeto interdisciplinar), que será planejado em conjunto;
As questões de gêneros, podem ser abordadas por três dos eixos propostos pelos PCNs (nos temas transversais):
- Na ÉTICA, levantando as questões éticas fundamentais que geram a igualdade ou a desigualdade de direitos e obrigações dos sujeitos a nossa sociedade.
- ORIENTAÇÃO SEXUAL, orientando sobre tipo de relacionamento do sexo feminino e masculino; e
- Na DIVERSIDADE CULTURAL, trabalhar o respeito as diferenças dos sexos.
No entanto, a partir do momento que definimos trabalhar a questão do gênero na escola é preciso compreender que qualquer forma de trabalho sempre tem uma sustenção teórica. As opções de sustentação é o construcionismo social, e a socialização do gênero.
Nós vivemos numa sociedade tradicionalmente sexista, por isso a socialização do gênero pode ser inserida no cotidiano dos alunos, de maneira prática, como por exemplo não separar meninos das meninas na fila.
Projetos desta temática desenvolvidos nas escolas tem o objetivo de superar o sexismo de uma sociedade patriarcal e promover uma melhor relação entre os sexos masculino e feminino pautadas em valores éticos, democrátios e de cidadania.
Uma opção de trabalho para sala de aula seria a análise do poema;
"Mulheres de Atenas, de Chico Buarque.
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Vivem pros seus maridos
Orgulho e raça de Atenas
Quando amadas, se perfumam
Se banham com leite, se arrumam
Suas melenas
Quando fustigadas não choram
Se ajoelham, pedem imploram
Mais duras penas; cadenas
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Sofrem pros seus maridos
Poder e força de Atenas
Quando eles embarcam soldados
Elas tecem longos bordados
Mil quarentenas
E quando eles voltam, sedentos
Querem arrancar, violentos
Carícias plenas, obscenas
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Despem-se pros maridos
Bravos guerreiros de Atenas
Quando eles se entopem de vinho
Costumam buscar um carinho
De outras falenas
Mas no fim da noite, aos pedaços
Quase sempre voltam pros braços
De suas pequenas, Helenas
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas:
Geram pros seus maridos,
Os novos filhos de Atenas.
Elas não têm gosto ou vontade,
Nem defeito, nem qualidade;
Têm medo apenas.
Não tem sonhos, só tem presságios.
O seu homem, mares, naufrágios...
Lindas sirenas, morenas.
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Temem por seus maridos
Heróis e amantes de Atenas
As jovens viúvas marcadas
E as gestantes abandonadas
Não fazem cenas
Vestem-se de negro, se encolhem
Se conformam e se recolhem
Às suas novenas
Serenas
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Secam por seus maridos
Orgulho e raça de Atenas
ANÁLISE DO POEMA
É comum, ainda nos dias de hoje, leitores menos avisados considerarem essa música como uma apologia à submissão e à subserviência feminina ao machismo brasileiro, a exemplo das mulheres da Grécia antiga. . Não conseguiram perceber a inteligente ironia do texto... Onde se lê “Mirem-se...” sugere-se que se faça o contrário; dessa forma, o texto é um hino contra a submissão das mulheres que se sujeitam às regras ditadas pelas sociedades patriarcais.
VÍDEO 25 - "ESTRATÉGIAS DE PROJETOS E A CONSTRUÇÃO DE REDE"
Como já vimos em outra aula o projeto tem que ser planejado e pode sofrer alterações durante seu processo de aplicação. Para elaborar um projeto é necessário seguir etapas:
- Escolha do tema, o qual pode ser escolhido pela escola ou pelo grupo de docentes envolvidos no projeto.
- Aproximação do tema com a problematica do projeto; o professor faz uma introdução ao tema usando diversos tipos de linguagem e níveis de informação.
- Escolha de temática mais específica, esta etapa é estabelecida depois de discussões e reflexões.
- Levantar perguntas sobre a tematica específica, de acordo com os interesses dos alunos, primeiro individualmente e depois em conjunto.
- Planejamento docente das estratégias e metodologias, articulando os conteúdos disciplinares aos temas transversais.
- Busca de resposta para as perguntas dos alunos.
VÍDEO 26 - "ESTRATÉGIAS DE PROJETOS E EDUCAÇÃO EM VALORES"
O projeto que será abordado nesta aula foi aplicado no ensino fundamental para alunos de 10 e 11 anos e trás discute sobre o TRABALHO INFANTIL, tendo como tema transversais a questão dos direitos da criança e a desigualdade social.
De acordo com a etapa 4, foram levantadas duas questões:
- O que o governo e nós podemos fazer para ajudar as pessoas que estão sem estudar?
- Porque existe as crianças são obrigadas a trabalhar e exploradas, sendo que na verdade quem tem que trabalhar são os pais?
- Na atividade de matemática o professor trabalhou com colhetas de dados, estátisticas, porcentagem e através de uma atividade (imprevista) envolvendo renda per capita, na qual os alunos refletiram e compararam suas rendas per capitas com as crianças carentes, ou seja a desigualdade social que também é um fator que favorece a exploração do trabalho infanti
- Na disciplina de português este projeto deu abertura para a profesora elaborar produção de texto narrativo (elementos da narrativa, discurso direto, ortografia, pontuação, na qual o aluno promoveu uma conversa da criança com seu patrão, e ainda com o governo que promove tal abuso. Percebe se que o aluno adquiriu consciência do papel social de cada um. E ainda, os alunos enviaram cartas escritas por eles aos alunos de uma escola próxima, promovendo uma aproximação entre diferentes universos, com realidades bem diferentes das deles, que resultou em uma ação voluntária da parte dos alunos envolvidos no projeto.
- Na disciplina de geografia o professor se deparou com um conteúdo não previsto, que foi a visita do grupo a outra escola, então foi elaborado uma atividade de localização das duas escolas no mapa da cidade e pontos de referencia.
Podemos perceber que durante o percurso do projeto a 1ª pergunta mudou, pois passou a ser específica: O que nós podemos fazer para ajudar as crianças carentes?
A REDE evidencia os registros do projeto, que resultou positivamente, no qual docentes e discentes se empenham na transmição de conhecimentos e valores.