PROFISSÃO DOCENTE

PÁGINA DA DISCIPLINA "PROFISSÃO DOCENTE"

(4º MÓDULO) DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ÉTICA, VALORES E CIDADANIA NA EDUCAÇÃO.

VÍDEO 1 - "PAPEL DO PROFESSOR: INSTRUIR OU EDUCAR?"

Considerando toda a complexidade, conflitos e problematização que envolve o aluno, qual é a veradeira função do professor? O papel do professor vai além de transmitir conhecimento; porque de um lado tem se a quastão do ensino-aprendizageme do outro o processo de formação humana do aluno. O ensino do conteúdo programatico é tão importante quanto transmitir normas e valores.
Segundo o PCN "a importancia dada aos conteúdos revela um compromisso da instituição escolar em garantir o acesso aos saberes elaborados socialmente, pois estes se constituem como instrumentos para o desenvolvimento, a socialização, o exercício da cidadania democratica e a atuação no sentido de refutar ou reformular as deformações dos conhecimentos, as imposições de crenças, dogmas e a petrificação de valores. Os conteúdos escolares que são ensinados devem, portanto estar em consonância com as questões sociais que marcam cada momento histórico."
Isso requer que a escola seja um espaço de formação einformação, em que a aprendizagem de conteúdos deve necessariamente favorecer a inserção do aluno no dia a dia das questões sociais marcantes em um universo cultural maior.

VÍDEO 2 - "A AÇÃO EDUCATIVA AO LONGO DA TRAJETÓRIA ESCOLAR"

Ao longo da trajetória de vida, a escola tem várias representações para o aluno e o professor tem seu papel nessas etapas. A ação educativa ao longo da vida escolar assume diferentes papéis dependendo da idade e do ciclo que da criança e do adolescente. Ora o professor assume um papel de institucionalização, ora de escolarização e preparo para a vida social.
A escola não pode passar despercebida na vida dos alunos, resgatar crianças e adolescentes e inseri-los na sociedade como cidadão é dever da escola e papel do professor.  Isso não é tarefa fácil, porque está em jogo a adolescencia e toda a complexidade que envolve esta fase e ainda os apelos do mundo que os cerca. Por issooprofessor tem que ser flexivel, atuar em projetos engajados e fortalecer suas relações com alunos 
 
VÍDEO AULA 5  "O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO CULTURAL"

O trabalho de mediação cultural está conectado a arte, mas também pode ser trabalhado nas outras disciplinas. A ideia é: medificar a arte como objeto acessivel a poucos, desconstruir a arte como conhecimento distante do cotidiano e promover a consciência sobre o valor da arte na sociedade e na vida dos indivíduos. Pois,a arte pormove aauto-estima do aprendiz porque possibilita a expressão de cada um, construída com base em saber fazer, saber interpretar e valorizar arte.
Essa mediação possibilita o estudo de obras de arte contextualizada com a realidade do aluno e entrelaçadas aos temas transversais  questões sociais.

A formação cultural mediada pelo professor, promove a integridade social do aluno, possibilita a inclusão do aprendiz, suas caracteristicas cullturais e potencial de transformação da propria condição elugar de origem, melhorando sua relação com a escola, com o professor e com os colegas.

VÍDEO 6  "O PROFESSOR E A DIVERSIDADE CULTURAL NA SALA DE AULA"
  
Ensinar sobre a diversidade cultural é respeitar o direito dos povos de manifestar, documentar e preservar sua cultura;  promover o respeito entre os povos. Essa aprendizagem se dá se o professor promover a criação ea função artística para o aluno aprender sobre a diversidade expressa na arte de diferentes tempos elugares. Cabe ao professor cosiderar as influencias culturais na arte de cada povo e sua especificidade política, social religiosa,histórica, economica e ambiental. Pois, em Educação os recortes de conteúdos e temas no planejamento da Historia da Arte tem papel fundamental na educação orientada ao ensino da diversidade cultural na escola. 
No entanto, esse estudo pode ser feito não só através dos objetos artísticos, como também estudar o sistema simbolico de cada lugar expresso nas lendas, mitos, festas, contos de tradição, musica, arquitetura, costumes. A idéia é valorizar a integração da produção de cultura local, estabelecendo relações com a história da arte mais ampla.
Pois é através do conhecimento que se aproximam o aluno de outros povos, de outra cultura com respeito dando valor a aquilo que é diferente, além disso estabelece relações com o que se produz na própria cultura.

 VÍDEO 9 "MODELOS DE ENSINO DAS CONCEPÇÕES DOCENTES ÀS PRATICAS PEDAGÓGICAS"

Podemos comparar a pratica pedagógica com um iceberg: a parte de baixo, a base é a fundamentação, o projeto e em cima é a pratica pedagogia. Nesse caso, o problema é o meio, ou seja os professores que ficam no meio. Quando o professor perde a referencia, a fundamentação do seu trabalho, muitos problemas podem surgir, como: desiquilibrio do projeto, falta de diretrizes para organizar seu projeto e colocá-lo em prática, resultados frustantes, etc. 
 A prática pedagógica nuna é neutra, ela é sempre comprometida com o mundo, com o ser humano. E nesse sentido existe 2 formas de ompreender o mundo: o fixismo (o mundo não muda) e o transformismo (o mundo está sempre mudando). O transformismo nos leva a concepção do construtivismo, que acredita no ser humano que cria, que busca alternativa, autonomia. Nela a educação é um processo de desenvolvimento e aprendizagem pelo enfrentamento de situações problema e pela interação com o sujeito cognoscente. O professor busca a sintonia entre o processo de ensino e a aprendizagem e seu grande desafio é instigar o individuo para que ele reflita sobre a questão, se posicione, pense e se torne um sujeito critico na sociedade.

VÍDEO 10 " A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS"
"UNIDOS MAS NÃO CONFUNDIDOS, PRESERVAM SE SUAS INDIVIDUALIDADES, MAS SE BUSCAM UMA UNIÃO"

O relacionamento entre alunos e professores dentro  do contexto escolar muitas vezes é complexo devido as várias questões que envolvem o espaço, e principalmente por que onde há ser humano há conflitos. Não existe uma fórmula mágica, mas existe diversas maneiras de diminuir os conflitos e melhorar a convivencia. A Empatia é fundamental, pois a partir do momento que nos posicionamos no lugar do outro, podemos imaginar o que ele está sentindo e a sua posiçãono mundo; se nos professores apenas defendermos nossos interesses e objetivos e nunca ver o lado dos outros não consiguimos enxergá-los. O professor não deve se anular, mas também não pode ser autoritário pois só irá criar conflitos. A afetividade não se faz por mera aproximação física. Na definição de López Quintás, o encontro se realiza quando entramos em jogo com um arelaidade que tem algum tipo de iniciativa, promovendo-se um enriquecimento mútuo.

VÍDEO 13 "A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: OS MECANISMOS DO NÃO APRENDER E OS DESAFIOS DO PROFESSOR"

Os sistemas que regulam e medem o ensino mostram que os resultados são baixos, e isso é um pesadelo para a equipe pedagógica. Afinal porque o aluno não aprene? Esse processo envolve várias dimensões e é um desafio para o professor. As relações do luno com o mundo e com a escola é de muita importancia no processo de aprendizagem. A escola tem um papel que vai além de ensinar conteúdos programáticos, no mundo de hoje a escola precisa resgatar valores dentro da sociedade, dialogar a linguagem dos alunos e conquistá-los é fundamental.
Por outro lado, o professor que é a principal ligação entre o aluno e o processo de aprendizagem precisa atualizar diante de seus métodos de ensino; adaptar se aos novos desafios, tecnologias, relacionamento aberto com diálogos é essencial para uma escola engajada e faz grande diferença no aprendizado. Não podemos falar uma linguagem que o aluno não reconhece e que não faz o menor sentido para ele. A escola tem que ser um lugar onde o aprendizado não seje um martirio e sim um prazer.

VÍDEO 14 "PROCESSO DE APRENDIZAGEM E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE"

Os estudos de origem sociointeracionistas liderado por Vygotsky afirmam que a aprendizagem é tributária do contexto sociocultural do sujeito, ou seja não dá para falar de uma aprendizagem escolar independente do contexto sociocultural. O sujeito aprende na sua relação com o outro, com o mundo, com o universo da ciencia, dos conceitos, e que muitas vezes não é compactual com o universo do aluno e por isso muitas vezes não ocorre a aprendizagem. 
Neste sentido, o papel da escola é atravessar essas esferas, estabelecer relações que passam pelas esferam que envolvem os alunos. 
As dimensões que envolvem o processo de aprendizagem: o sujeito com o outro: escola, ciencia, dimensão cognitiva, afetiva e funcional tem que regular numa sintonia, para que o aluno saiba lidar com oconhecimento adquirido e direcione esses conhecimentos para sua vida e suas praticas.

VÍDEO 17 "O PROFESSOR E A CIDADE EDUCADORA"
 
A cidade educadora, trata se de utilizar a cidade como fonte de conteúdo no espaço escolar. É uma metodologia , que leva-o a decodificar o que vê na sua profundidade, nos valores contido.
As aulas devem ser planejadas e podem ser explorados os museos, teatros, praças, industrias, etc; cada docente deve pensar e direcionar o conteúdo, mas de maneira interdisciplinar para que realmente o aluno dê sentido ao conteúdo que está aprendendo.

VÍDEO 18 "A ESCOLA E AS INSTITUIÇÕES CULTURAIS "

É importante que haja parceria entre a escola e instituição cultura, elas reunem objetos de arte interessantes às aprendizagens escolares. Museos e casas de cultura tem projetos educacionais muitos interessantes que expandem os conteúdos dos tratados em sala de aula e podem ser visitadas física e virtualmente pelos alunos. As obras de arte podem ser trabalhadas por diversos olhares e interdisciplinar.
Também é importante envolver a comunidade com o projeto, participar, visitar exposições, resultado de pesquisa, registros, textos, vídeos, fotos. São projetos trabalhosos, mas que envolvem os alunos e todas as áreas do conhecimento.

VÍDEO 21 "A COMPLEXIDADE DA CONSTITUIÇÃO DOCENTE"
Todas essas questões tem gerado um grande desgaste e pouca procura na profissão docente. 
Pensando nessa problematica, estudos recentes apontam que a constituição do professor estáligado a fatores extrínsecos e extrínsecos, que são fatores internos, sua personalidade e história de vida e fatores externos, sua visão de mundo.
Dessa forma o professor não pode seentregar aos problemas que aparecem e se desistimular, tem que ter disponobilidade para a mudança, lutar individualmente pelos seus ideaise autonomia e coletivamente  pelos seus direitos e valorização. 

VÍDEO 22 "O PROFESSOR LEITOR"
A formação docente envolve 3 dimensões: leitura, pensamento e reflexão e autonomia. 
"A leitura é um aprendizado à distancia: uma forma de aproximação com diversas realidades", com ela o individuo se liberta das limitações, se abre para a diversidade e vários aspectos culturais. A experiencia da leitura pode questionar, ampliar, revolucionar, aperfeiçoar nossa visão de mundo.
Consequentemente, quando o professor é um leitor e sabe ler as entrelinhas, ele reflete sobre suas ações e as ações dos outros, aprende a olhar e vê além do que está exposto. E assim naturalmente suas aulas se tornam mais atraentes e interessantes para os alunos.   


VÍDEO 25 "PROFESSOR PENSADOR"
"O exercício da curiosidade, da reflexão e do diálogo com o extramental nos leva ao momento das decisões"
O trabalho docente consiste no exercício da curiosidade, em não ficar quieto, estar abertopara o novo,assimilar, ficar semelhante comaquilo que aprendo. O pensamento vivo, dialogante,inquieto, baseado na curiosidade insaciavelé natural doser humano edeve estar presente no ambiente escolar,principalmente na sala de aula. 
A curiosidade e a leitura nos levam a construção de um sistema de convecção, com conhecimentos aprofundados, que nos garantem, na sala de aula, firmeza para falar de determinado assunto.
No processo educativo existem muitos obstáculos e desafios, estamos o tempo todo sendo bloqueados e por isso temos que suspreender, mostrar uma nova realidade para o aluno.

"É o choque do imprevisto que nos obriga a pensar, que nos comove inteiramnete, que nos deixa perplexos, que nos leva a problematizarmos-nos, a pensar o que atpe agora não podíamos pensar".
Walter Koan


VÍDEO 26 "PROFESSOR AUTOR"

A terceira dimensão "autoria" do professor está interligada à leitura e a reflexão, pois o porfessor leitor e pensante, automaticamente cria e é autonomo das sua práticas e ações pedagógicas. As idéias fluem, emergem por consequencia do conhecimento adquirido. Há uma autoridade do autor, um pensamento, expressão própria, subjetivo.
A autonomia do docente não se conquista derepente, é um trabalho pensado, refletido. É uma conquista artistica, acontece na medida que vão trabalhando, abrindo e conquistando seu próprio espaço.
A autonomia está ligada a surpresa e a criatividade, portanto copiar e apresentar sem criaividade é apenas reprodução: 
"O mínimo que se exige é que cada professor elabore com mão própria a matéria que ministra"
"Tal elaboração será uma síntese barata, se for reprodutiva, mas será criativa, se acolher tonalidade própria reconstrutiva".
Pedro Demo
É importante aliarmos nossa criatividade ao contexto informatizado do aluno, é importante nossa presença na informatica como mediadores e orientadores, não podemos ficar a margem, temos que resgatar nosso papel de liderança na sociedade.